Orientação em Singapura

Como é esse esporte orientação em uma metrópole de ilhas com seis milhões de habitantes? Como o país quase sem florestas se tornou um membro da IOF? Leia a reportagem sobre a orientação em Singapura.


A cidade-estado de Singapura entrou em contato pela primeira vez com a corrida de orientação em 1977, quando foi visitada por uma equipe da Federação Sueca de Orientação durante seu tour promocional asiático. Os suecos perceberam o grande potencial deste lugar e incentivaram um jovem oficial militar, Victor Lam, a tentar desenvolver o esporte. Um ano depois, a Federação de Orientação de Singapura foi fundada. Infelizmente, o rápido sucesso e a crescente popularidade da "corrida com valor adicionado" não durou muito tempo. O desenvolvimento da economia de Singapura provocou a privatização de terrenos adequados para corrida de orientação, que nas ilhas já foram bastante limitados. Ao mesmo tempo ocorreu o declínio do apoio ao esporte em geral e Victor e seus colegas foram transferidos para novas tarefas.


O retorno da corrida de orientação em Singapura aconteceu em 2013 devido aos dois entusiastas - Alex Tan e Sebastian Wong - que ofereceram orientação como uma diversificação dos treinos para comunidade de corredores de rua já bem estabelecida no país. A federação renovada estabeleceu como objetivos a conscientização do público sobre a orientação como esporte, a padronização de treinamentos e competições e montagem da equipe nacional para representar Singapura em competições internacionais. Desde 2013, a nova gerência fez um grande trabalho. Desde o primeiro grande evento em 2015 para mais de 500 pessoas, pela participação de corredores de Singapura na Academia Oringen, até a participação plena de Singapura na IOF desde 2018. Com ajuda de mapeadores europeus, com um forte patrocinador - a empresa Salomon - e com maior confiança depois de participar na Copa do Mundo na China, Singapura estava se preparando para a primeira corrida WRE este ano. Infelizmente a pandemia do novo coronavírus impediu este grande plojeto.


A Federação de Singapura organiza regularmente os treinamentos mensais com percursos de várias dificuldades, incluindo percursos para iniciantes e crianças. A principal competição com classificação - Singapore Ranking League - é realizada em série de três provas em três dias consecutivos. Além das corridas de sprint, também há competições de revezamento de 2-4 membros e na modalidade Score-O. A federação também oferece um curso oficial de orientação em vários níveis para iniciantes e desenvolve programas para crianças e jovens. Em março deste ano, foram realizados dois eventos desse tipo - o Youth Training Camp (treinamento para jovens) e o Junior O-Camp Júnior para as crianças menores.


Fonte: OrienteeringSG, https://www.orienteeringsingapore.org.sg/

Fotos: OrienteeringSG - Facebook, https://www.facebook.com/OrienteeringSG/

10 visualizações

Copyright 2018 RIO-O.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon