Conferência de Desenvolvimento Global 2018


Em 5 de outubro de 2018, em Praga, na República Tcheca, foi realizada a 2ª Conferência de Desenvolvimento Global organizada pela Federação Internacional de Orientação (IOF).

No discurso de abertura, o presidente da IOF Leho Haldna mencionou uma das áreas de alta prioridade do Plano de Atividades da IOF para anos 2017-2018: Espalhar e desenvolver a corrida de orientação no mundo.



Dia Mundial da Orientação


Para tanto, é importante aumentar a atratividade da orientação para os jovens. Não só a IOF mas também as regiões devem promover a orientação da juventude. Um dos resultados tangíveis deste esforço a longo prazo é o Dia Mundial da Orientação. Este evento anual está crescendo constantemente em todos os números: em 2018 havia mais de 358 mil participantes, em mais de 2200 localidades em 81 países. As estatísticas também mostram que 86% dos participantes tinham menos de 25 anos de idade.


Nas orientações estratégicas para anos 2019-2022, o principal objetivo da IOF continua sendo: aumentar a atratividade da orientação para os participantes, bem como para os parceiros externos. Para que o desenvolvimento global da corrida de orientação seja bem sucedido, deve-se aumentar a conscientização e o acesso ao esporte e desenvolver maneiras de ser mais atraente para os jovens. Segundo o presidente da IOF, a corrida de orientação tem um potencial não realizado considerando seu papel como atividade recreativa.



Corrida de orientação como grande experiência


A principal questão "Como tornar a orientação mais acessível e atraente" foi elaborada também na apresentação de Göran Andersson, coordenador do projeto do Dia Mundial da Orientação e grande divulgador de orientação. Como fatores que levariam alguém a praticar esporte, ele identificou os seguintes:

Prática sem a necessidade de competir; oportunidade de experimentar; amigos no esporte; e prática na área próxima de casa.


Para melhor compreensão, devemos distinguir entre diferentes conceitos de atividades de corrida de orientação. O-atividade como uma experiência significa fazer orientação quando eu quero, junto com amigos ou por mim mesmo, perto de onde eu moro. O-atividade como competição com cronometragem normalmente inclui uma viagem longa para um evento formalizado com regras e de acordo com uma lista de partida rígida.



Prêmio de Desenvolvimento Global


Em conexão com a Conferência de Desenvolvimento Global foi criado o Prêmio de Desenvolvimento Global da IOF para premiar aqueles que, por meio de suas atividades, contribuíram significativamente para o crescimento do esporte de orientação e do IOF.

Em Praga, foi premiado pela IOF sueco Peo Bengtsson pelo seu trabalho ao longo da vida com o desenvolvimento da orientação no mundo. O premiado Peo Bengtsson é sem dúvida um dos maiores pioneiros na orientação. Ele definitivamente fez grandes contribuições para o crescimento da orientação em suas muitas viagens ao redor do mundo.



#corridadeorientacao #orienteering #desenvolvimentoglobal #globaldevelopment


Fonte

IOF, https://orienteering.org/global-development-conference-2018/


Imagem

IOF photo gallery

0 visualização

Copyright 2018 RIO-O.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon