Calendário 2019



Confiram com a gente quais serão as principais competições nacionais e internacionais de 2019.


Principais Competições no Brasil

Copa Sul (Santa Catarina)


Em 2019 a Copa Sul terá como sede Irani em Santa Catarina. O evento acontecerá de 1 a 3 de fevereiro de 2019, com dois percursos no sábado (médio e sprint) e um percurso no domingo (longo). O percurso médio conta com um terreno movimentado, com trilhas e cercas. O percurso longo será, segundo o boletim, 50% em área de floresta, 20% em área de reflorestamento e 30% em área aberta.


CAMBOR - Campeonato Brasileiro de Orientação (Minas Gerais)


O XXI Campeonato Brasileiro de Orientação que será pela primeira vez realizado em etapa única, acontecerá em Bom Despacho, Minas Gerais, no período de 27 a 30 de junho de 2019. Como um dos eventos mais importantes do país, será também válido pelo WRE – World Ranking Event. Será composto de revezamento, sprint classificatório e final, percurso longo, percurso Pre-O e percurso médio. O terreno na região constitui-se na maior parte de cerrado.










CAMBOS (Bahia)


Como último evento nacional do ano, nos dias 15 a 17 de novembro acontecerá o Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint 2019 na cidade de Salvador. O evento consiste em quatro competições, duas das quais são contadas nos rankings internacionais (WRE event).



Principais competições internacionais

Campeonato Mundial Master (Letônia)

WMOC - World Master Orienteering Championships


Um ano depois de Campeonato Mundial, outro evento em nível superior será organizado na Letônia. Orientistas acima de 35 anos de idade (categorias master) terão seu campeonato em Riga e entorno entre os dias 6 a 12 de julho 2019. Os participantes devem contar com um terreno predominantemente plano e com altas dunas de areia, com corrida fácil e navegação difícil.



Campeonato Mundial Junior (Dinamarca)

JWOC - Junior World Orienteering Championships


No mesmo período do que Campeonato Mundial Master acontecerá o campeonato de orientistas jovens. Evento com sede na cidade de Aarhus oferecerá terreno com bastante subidas que exigirá leitura detalhada de curvas de nível.



Campeonato Mundial (Noruega)

WOC - World Orienteering Championships


Em 2019 o Campeonato Mundial será hospedado no berço da corrida de orientação - a Noruega - e as expectativas são grandes. O evento será na região de Østfold, no sudeste da Noruega, perto da fronteira com a Suécia. O programa de competições começa no dia 13 de agosto, com qualificação no percurso médio e um dia depois será a final do percurso longo. No dia 16 de agosto, o campeonato continuará com a final do percurso médio e todo o campeonato terminará com o revezamento no dia seguinte. Os melhores competidores do mundo podem esperar terrenos mais planos ou ligeiramente curvos, com corrida fácil e vegetação mista.














Copa do Mundo (Finlândia, Suíça, China)


A Copa do Mundo de 2019 terá quatro rodadas. Além do Campeonato Mundial, que normalmente é incluído na classificação geral da Copa, haverá mais três rodadas:


8 a 11 de junho, Finlândia (percurso médio, largada de handicap, revezamento de sprint)

27 a 29 de setembro Suíça (percurso médio, knockout sprint, sprint)

26-29 de outubro China (percurso médio, revezamento de sprint, sprint).


Curiosamente, apenas um percurso longo está sendo realizado como parte da Copa do Mundo - a final do Campeonato Mundial na Noruega.




Fontes e fotos

O-news, http://o-news.cz/co-nas-ceka-v-roce-2019-mezinarodni-zavody/

CBO, https://www.cbo.org.br/

IOF, https://www.facebook.com/IOFarena/



#orienteering #corridadeorientacao #eventosde2019



20 visualizações

Copyright 2018 RIO-O.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon